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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Fábrica: A experiência pop através de tecnologia – ganhar dinheiro na nova indústria da música

O novo álbum de Rihanna,
“UNAPOLOGETIC”, virá apoiado de
uma plataforma digital através da hashtag #R7 e do site
Rihanna7.com que premiará fãs
através de jogos interativos com os
temas de músicas novas que
estarão presentes neste novo
trabalho. Uma estratégia apoiada
de tecnologia já explorada pela
cantora Björk, que lançou o álbum
“Biophilia” através de um aplicativo
para celular, e pela banda
Radiohead, que deu aos fãs o
poder de escolher o quanto
queriam pagar por seu álbum “In
Rainbows”.
Acontece que a digitalização e
venda de músicas através do iTunes
já não é mais o bastante para
artistas e gravadoras que precisam
ganhar dinheiro, e fãs que
demandam experiência. Com a
força da Web 2.0, onde tudo é
comentado e compartilhado, a
indústria da música ficou para trás
na hora de transferir ao mundo
virtual a experiência fantástica que
era ter em suas mãos o LP ou CD
de seu artista favorito. Comprar ou
baixar música, de repente, virou
algo banal.
Esta experiência digital também foi
explorada, mesmo que
indiretamente, com o clipe mais
recente de Justin Bieber, “Beauty
And A Beat”, que se apoiou na
estratégia de marketing onde o
cantor fez parecer que o seu
laptop havia sido roubado. O clipe
foi gravado num formato quase
caseiro, de estilo parecido às
gravações amadoras que tantos
jovens fazem para o YouTube. O
lyric video para “Wide Awake”, de
Katy Perry, contou a jornada da
cantora durante o álbum “Teenage
Dream” através de uma linha do
tempo de Facebook. De longe, na
minha opinião, um dos lyric videos
mais criativos de todos os tempos.
Will.i.am, figura principal do grupo
Black Eyed Peas que mais uma vez
está tentando uma carreira solo,
também se rendeu ao uso de
tecnologia – vazando
disfarçadamente várias novas faixas
– para divulgar o seu novo álbum
“#willpower” (que já vem em
formato de hashtag!).
Também em busca de uma
experiência mais abrangente, Lady
GaGa anunciou que seu novo
álbum “ARTPOP” será também
lançado no formato de aplicativo
móvel, assim como Björk fez. A
cantora já detém de sua própria
rede social exclusiva para fãs, sob
a plataforma BackPlane, que quer
estender os seus serviços para
outras fanbases em 2013. No
melhor estilo “Na Cama Com
Madonna”, GaGa e Ke$ha também
apostam em vídeos amadores em
seus canais oficiais do YouTube que
dão aos fãs a oportunidade de
fazerem parte de suas rotinas fora
dos holofotes.
Mais do que nunca, artistas estão
aprendendo a ser mais cautelosos
com as estratégias que usam para
lucrar sobre os fãs. Parte da lógica,
mesmo que seja algo ilegal, que o
ouvinte em geral não vai comprar
um produto cuja cópia ele possa
conseguir de graça num mp3. O
público em geral voltará a gastar
dinheiro com música a partir do
momento que se sentir inclinado
para comprar tal experiência. Num
mercado musical de públicos
segmentados, é importante o
estudo comportamental de cada
geração e que a experiência
musical de cada artista possa
traduzir o que cada público
demanda. Não há fórmula geral,
mas há caminhos individuais, que
citei anteriormente, já muito bem
sucedidos na atualidade.

Mais Noticias Em: @ThyagoMyron

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